Estamos trabalhando com o Comércio Justo para apoiar os agricultores na jornada rumo a uma renda digna

Woman cutting cocoa

Desde que Ben e Jerry começou a produzir sorvete em um posto de gasolina abandonado em 1978, nosso objetivo tem sido fazer o melhor sorvete possível da melhor maneira possível. E uma grande parte disso é garantir que todos que participam da fabricação de nossos sabores recebam sua parte justa dos lucros.

Para começar, todos os nossos sabores são certificados pelo Fairtrade (Comércio Justo), o que significa que os pequenos agricultores que produzem açúcar, cacau, baunilha, café e banana que usamos recebem um Prêmio Fairtrade (Comércio Justo) além do preço justo de compra por seus produtos. Damos um passo adiante com nosso Living Income Accelerator, um fundo exclusivo que criamos em parceria com o Fairtrade. Juntos, estamos promovendo um trabalho que promove uma renda digna e uma vida digna para os agricultores que produzem os ingredientes que tornam nossos sabores de sorvete tão deliciosos.

 

A necessidade de uma renda vital

O que é uma renda viva, afinal? Uma renda suficiente é suficiente para proporcionar um padrão de vida decente para todos os membros da família. Isso significa uma dieta nutritiva, água potável, moradia decente, educação, assistência médica e outras necessidades essenciais, além de um pouco mais para emergências e economia, uma vez que os custos agrícolas sejam cobertos.

Infelizmente, a desigualdade global prendeu muitos agricultores em um ciclo destrutivo que os mantém presos na pobreza extrema: eles não podem se dar ao luxo de investir em métodos agrícolas mais progressivos ou se adaptar às mudanças climáticas, o que, por sua vez, limita severamente sua renda e coloca uma enorme pressão em suas comunidades. Os mercados globais de commodities são notoriamente voláteis, de modo que os agricultores nunca sabem, ano a ano, quanto ganharão com suas colheitas. Abordar a pobreza seria um longo caminho para garantir que os agricultores possam obter uma renda estável, o que significa que suas comunidades prosperam, podem se dar ao luxo de construir resiliência climática em suas operações agrícolas, podem acabar com as infrações trabalhistas e construir uma sociedade mais igualitária.

Com o Living Income Accelerator, estamos colaborando com nossos parceiros do Comércio Justo para trabalhar em prol a fechar a lacuna de renda e garantir que nossos produtores de ingredientes possam levar vidas plenas e dignas. O prêmio de renda vital paga aos agricultores é uma quantia adicional além do Prêmio do Comércio Justo - dinheiro que eles podem usar para investir em suas operações agrícolas e comunidades com base em suas necessidades locais específicas. Além disso, permite-nos construir relações com cooperativas agrícolas e conhecer os agricultores e os desafios específicos que enfrentam.

Na Ben & Jerry's, usamos o que chamamos de modelo de negócios de prosperidade vinculada, o que significa que, à medida que prosperamos fazendo deliciosos sabores de sorvete, trabalhamos duro para garantir que todas as pessoas envolvidas na fabricação de nossos sabores - desde o ingrediente agricultores aos funcionários da manufatura e além - também prosperam. O Living Income Accelerator é uma parte de nossa jornada em direção a esse objetivo. Trabalhar para garantir que os agricultores não fiquem presos em um ciclo de pobreza extrema é importante para nós como uma empresa orientada por valores e apoia nossa missão de prosperidade vinculada. Também usamos nossa plataforma global para defender mudanças em todo o setor, porque os agricultores de todos os lugares merecem uma renda confiável que lhes permita prosperar.

Woman walking in the crops

Iniciando nossa jornada com produtores de cacau

Quando começamos a explorar os rendimentos com Fairtrade, decidimos nos concentrar primeiro nos produtores de cacau e expandir para outros ingredientes ao longo do tempo. Por que cacau? Além do fato de que temos um lugar especial em nossos corações para o sorvete de chocolate, os produtores de cacau estão em uma posição particularmente vulnerável.

Flutuações no mercado global de cacau, mudanças nos padrões de chuva e aumento do desmatamento têm um impacto descomunal na produção de cacau. Por exemplo, quase 40% do cacau mundial vem da Costa do Marfim, onde os agricultores ganham em média menos de R$5 por dia, menos da metade do que é realmente necessário para cobrir as despesas de subsistência. Os custos de produção são altos e os rendimentos podem ser baixos, o que muitas vezes leva ao trabalho forçado e infantil, desigualdade de gênero e baixo interesse na agricultura das gerações mais jovens.

O Living Income Accelerator cresceu e evoluiu ao longo dos anos e, em 2020, nos tornamos a primeira empresa de sorvetes a pagar um preço de renda vital para o cacau usado em nosso sorvete. Em 2020, também usamos o Living Income Accelerator para proteger o meio ambiente e profissionalizar os negócios dos agricultores. Veja como:

 

Protegendo o meio ambiente

  • Plantamos mais de 40.000 árvores de sombra para proteger o crescimento dos cacaueiros em condições climáticas variáveis.
  • Mapeamos mais de 4.000 fazendas, garantindo que nenhuma operasse dentro de áreas florestais protegidas
  • Ajudamos mais de 600 famílias a comprar fogões com eficiência energética para reduzir as emissões nocivas de carbono.

 

Profissionalizando os Negócios dos Agricultores

  • Treinamos mais de 4.500 agricultores para melhorar o desempenho e a produtividade de suas fazendas.
  • Lançamos as bases para atividades de diversificação de renda, ajudando a melhorar a renda dos agricultores além do cultivo do cacau.
  • Ajudamos a desenvolver 783 planos de negócios agrícolas individuais.
  • Iniciamos um programa de monitoramento e remediação do trabalho infantil para apoiar as crianças na jornada de volta à escola.

Girl at a dinner

Bondade em cada colher

Da próxima vez que você comer meio litro de Ben & Jerry's Half Baked ou Chocolate Fudge Brownie, saberá que isso faz mais do que satisfazer sua vontade de comer doces - é trabalhar em direção a um futuro em que a justiça seja nosso primeiro ingrediente e os agricultores e suas comunidades possam prosperar... Achamos isso muito fofo!

Saiba mais sobre nosso compromisso com o Fairtrade e condições de trabalho igualitárias para nossos produtores de ingredientes.